CEO de mercado em uma empresa familiar: desafios e competências necessárias

Assumir o comando de uma empresa familiar, sendo um profissional de mercado, é uma situação que requer habilidades que vão além das “hard skills” exigidas para o cargo de CEO usualmente, como o domínio das ferramentas de gestão, conhecimento de finanças, marketing e gerenciamento de pessoas. 

“O mais importante é saber como conduzir a relação com os integrantes da família”, afirma Sandro Fernandes, que desde 2018 é CEO do Grupo Iter, administrador do Parque Bondinho Pão de Açúcar, Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade, no Rio de Janeiro, e do Parque do Caracol e Parque Estadual do Tainhas, ambos no Rio Grande do Sul. Também fazem parte do grupo a operadora turística C2Rio, o marketplace de destino Destinow, e uma plataforma de gestão de vendas multicanal direcionada ao atendimento do mercado turístico, a Destitech.

Para Luciano Sessim, primeiro CEO de mercado a assumir o comando da Loja do Mecânico, uma empresa familiar de máquinas e ferramentas, essa interlocução com a família fundadora é, sim, bastante relevante. “É preciso ter conversas muito abertas, e individuais, para que todas as percepções sobre o negócio sejam levadas em conta, e não haja um desgaste no equilíbrio das relações”, afirma. 

Quando Fernandes ingressou na companhia, o quadro de executivos ainda tinha membros da família na empresa, hoje com 111 anos. Mas, pouco depois, toda a gestão foi profissionalizada, e os integrantes da família ficaram no conselho. 

 

O CEO deve entender o funcionamento do ambiente corporativo

Fernandes diz que o desafio, como CEO, é fazer todo o time olhar para uma mesma visão e trabalhar para materializá-la, de forma alinhada aos valores da organização. 

Para que esse entrosamento aconteça, o CEO comenta que é preciso saber dar tranquilidade e gerar confiança nos acionistas em relação ao trabalho do próprio executivo e da equipe de mercado que ele está trazendo.

Já para manter o alinhamento com a visão da família para o grupo, Fernandes diz que são necessárias reuniões frequentes com o conselho. “Temos que trazer profissionalismo nas decisões e também estarmos abertos a aprender, porque aquela família tem um histórico, motivos para as decisões que tomou até então”, explica. Essas razões, ele diz, nem sempre estão escritas ou são faladas, e é importante que o CEO entenda o funcionamento daquele ambiente corporativo, para tudo fluir melhor. 

Fernandes pontua, ainda, que é importante não fazer nada disruptivo, mas sim evolutivo, sempre trocando com os membros da família nas reuniões de conselho de forma muito estratégica, com planejamento claro de onde a empresa quer chegar e como quer chegar. “Tudo com muita transparência”, diz. 

 

Processos estruturados e resultados podem mostrar como chegar aos objetivos

CEO da Loja do Mecânico desde janeiro de 2023, Sessim comenta que seu trabalho, hoje, consiste principalmente em ajustar a governança corporativa de maneira clara e objetiva para todos.  

Esse momento, afirma, passa primordialmente por ter um respeito genuíno pelas pessoas e pelo que foi construído até aqui. Depois, é preciso mostrar através de processos estruturados e resultados que existem formas diferentes de chegar nos objetivos. 

A experiência anterior que ele teve como vice-presidente comercial e de marketing da Petz, do setor de animais de estimação, está sendo usada agora. “Na Petz, o projeto em 2015 era muito parecido com o cenário atual da Loja do Mecânico, um mercado desconcentrado e uma empresa que precisava organizar os padrões operacionais para escalar de maneira rápida e eficiente”, diz. “Esse é um desafio que gostei de participar e espero poder repetir na Loja do Mecânico.”

Siga a UNI.CO no LinkedIn para acompanhar a publicação de novos artigos produzidos pela nossa equipe, com entrevistas exclusivas e assuntos atuais relacionados ao mundo corporativo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp

Políticas de Privacidade

Para garantir sua satisfação, a UNI.CO criou uma Política de Privacidade, que esclarecemos abaixo. Qualquer dúvida, envie-nos um e-mail: avena@unicorc.com.br. A Política de Privacidade da UNI.CO foi criada para demonstrar o seu compromisso com a privacidade e segurança de informações coletadas dos usuários de serviços interativos oferecidos no site da UNI.CO.

1. Quais dados pessoais serão tratados pela UNI.CO?
A UNI.CO poderá coletar as informações inseridas ativamente por você, “usuário”, no momento do contato, através do preenchimento do formulário de contato, ainda, informações coletadas automaticamente ao utilizar os nossos serviços. Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (i) os fornecidos pelo próprio usuário e (ii) aqueles coletados automaticamente pela UNI.CO.

1.1. Dados Pessoais Fornecidos pelo Usuário
A UNI.CO coleta todos os dados pessoais inseridos ou encaminhados ativamente pelo usuário ao contatar em nosso site. São eles: nome completo, nome da empresa, e-mail, telefone e site. Independentemente de quais dados pessoais o usuário fornece ativamente à UNI.CO, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades a ele declaradas na coleta dos dados.

1.2. Dados coletados automaticamente pela UNI.CO
A UNI.CO coleta uma série de informações de modo automático no site de interação com o usuário, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, dentre outros. Para tal coleta, a UNI.CO fará uso de algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que são utilizadas com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nosso site, de acordo com os seus hábitos e preferências.

1.3. Com quais finalidades a UNI.CO tratará seus dados?
Os dados pessoais tratados pela UNI.CO têm como principais finalidades a possibilidade do usuário conhecer a oferta de produtos da UNI.CO e o fornecimento de informações via formulário de contato.

2. O que são e como a UNI.CO utiliza a tecnologia cookies?
Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita o website da UNI.CO. Geralmente, um cookie contém o nome do site que o originou, seu tempo de vida e um valor, que é gerado aleatoriamente.
A UNI.CO utiliza cookies para facilitar o uso e melhor adaptar seu website e aplicações aos interesses e necessidades de seus usuários, bem como para auxiliar e melhorar sua estrutura e seus conteúdos. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar suas atividades e experiências futuras em nossos serviços.
Por meio de cookies, o site armazena informações sobre as atividades do navegador, incluindo endereço IP e a página acessada. Esses registros de atividades (logs) serão utilizados apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados ou para a investigação de fraudes ou de alterações indevidas em seus sistemas e cadastros, não tendo como finalidade o fornecimento dos dados a terceiros sem autorização expressa do usuário.
Esses registros poderão compreender dados como o endereço de IP do usuário, as ações efetuadas no site, as páginas acessadas, as datas e horários de cada ação e de acesso a cada página do site, as informações sobre o dispositivo utilizado, versão de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos instalado.