5 Lições sobre vida, carreira e empreendedorismo do Filme Ford vs. Ferrari

Recentemente assisti ao filme FORD versus FERRARI, pelo elenco podemos dizer que já era de se esperar algo muito bom. Na realidade é muito mais do que bom, é uma aula de sobre empreender ou mais do que isso, uma lição de vida.

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.” – Henry Ford

“Carro bonito é o que vence corridas.” – Enzo Ferrari

Ford versus Ferrari conta a história não de um personagem, mas de vários. Óbvio que o foco está em Ken Miles, um mecânico e piloto de corrida e em Carroll Shelby, o maior designer de carros da história e melhor amigo de Ken Miles. Uma história que até agora não havia sido contada: Ken Miles é o astro da batalha FORD X FERRARI na vida real, mas sempre foi tratado como coadjuvante e esse filme o coloca em seu lugar no pódio.

O filme se passa em 1966 quando a Ford tenta comprar a até então startup italiana Ferrari, que possui uma linha de carros feitos à mão, de excelente desempenho e beleza. Após ter a proposta recusada e ser humilhado, Henry Ford II decide construir um carro superior aos da Ferrari e a única maneira de demonstrar essa superioridade é vencendo a atual campeã invicta Ferrari nas 24h de Lemans.

Então a Ford chama Carroll Shelby que, juntamente com Ken Miles, cria o Ford GT 40, conhecido como o ‘matador de Ferraris’.

Esse é o pano de fundo, que tem muito a nos ensinar: uma verdadeira aula sobre vida, carreira e empreender.

Separei 5 lições principais que podemos tirar do filme e aplicar na nossa vida e carreira.

 

1. Um bom produto não é nada sem pessoas

Quando o diretor de Marketing da Ford procura Carroll Shelby, e pergunta o que é preciso para construir o melhor carro de corrida que existe, Carroll Sheby diz:

— Algo que o dinheiro não compra, dinheiro compra velocidade, mas não um piloto autêntico.

Eles sabem que é preciso reunir o melhor time para o desenvolvimento e para pilotar o carro, como Henry Ford II diz: essa não é a primeira vez que a Ford Motors vai à guerra, sabemos o que temos que fazer, vamos à guerra.

Ninguém vence uma guerra sem bons soldados.

Por mais que profissionais talentosos tenham seu preço, eles estão muito mais interessados em ter um propósito na empresa, fazer algo grande e eles esperam que a empresa possa proporcionar isso a eles, que os valorize e que recebam os méritos pelo seu trabalho. Quando você tem um grande talento no seu time, a melhor coisa que pode fazer é deixá-lo trabalhar em paz.

 

2. No mundo empresarial os interesses pessoais vêm antes

Uma das coisas que fica muito nítida ao longo do filme é o quanto o jogo de egos dentro de uma empresa pode ser ruim, não só para os negócios, mas para o time como um todo.

James Mangold diretor da Ford pega uma implicância com Ken Miles logo de cara. Em nenhum momento ele leva em consideração o conhecimento e a genialidade de Miles: ele simplesmente não gosta do seu jeito, e faz de tudo para deixá-lo de fora da corrida, inclusive jogando sujo em alguns momentos.

Dentro das empresas esse cenário é muito comum: líderes que tem ego inflado prejudicando a organização e todo o time. Acaba sendo algo normal nas organizações quando grandes talentos são demitidos pelo famoso: “não vou com a cara dele”!

No filme fica muito claro que o maior desafio da Ford não é apenas a qualidade do produto da concorrente – Ferrari –, mas sim deixar a inovação e a ousadia entrar em uma empresa com jogadas políticas e egos inflados. Essa pode ser um desafio comum hora de empreender.

 

3. Nem todos do time querem ver a empresa vencer

James Mangold, como dito no tópico anterior, faz de tudo para que Ken Miles não corra nas 24 Horas de Le Mans, mesmo sabendo do seu talento e o quanto aquela vitória significava para o futuro e sucesso da Ford Motors. Nesse momento o lado pessoal de Mangold falava mais alto, nem que, para isso, a empresa saísse perdendo.

Infelizmente os interesses pessoais ainda falam mais alto dentro da maioria das empresas. A falta de senso de coletividade e trabalho em equipe é um dos maiores desafios para quem começa empreender, mas também em organizações consolidadas: o problema fica ainda pior, quando isso acontece na mais alta gestão, pois toda a base da pirâmide sai prejudicada.

As pessoas são mais emocionais e menos racionais no trabalho e na vida: elas até convivem bem em suas áreas, mas, basta haver uma crise na empresa, com um cenário propício a demissões para que as pessoas mudem de comportamento e fiquem perigosas para a saúde da empresa e dos demais colegas.

 

4. Valorize os gênios e rebeldes do seu time, nem sempre ir contra o sistema é ruim

Ken Miles é literalmente alguém fora dos padrões da Ford Motors, rebelde, desajustado, explosivo e de aparência desleixada, mas sua genialidade ecoa mais alto que todos esses defeitos: basta você silenciar os pontos negativos e parar para ouvi-lo e observá-lo, assim você descobre que ele é a pessoa certa.

Quantas vezes isso já aconteceu dentro das organizações? A maioria dos grandes gênios, antes de empreender e fundarem empresas bilionárias, trabalharam para alguém em algum momento da sua vida.

Precisamos entender que existem dois tipos de profissionais:

Os que são ótimos para seguir processos e manter as regras, e não há nada de errado com isso, e os que estão ali para mudar seu negócio e quebrar as regras. São esses que podem levar sua empresa para o próximo nível.

Esse segundo grupo é inquieto, não consegue trabalhar sem um propósito maior, não consegue se sentir confortável fazendo as coisas sempre do mesmo jeito, repetidamente.

Eles enfrentam muita dificuldade nas empresas por tirarem todos da zona de conforto e por desafiarem os padrões. Inclusive, um dos seus maiores desafios é lidarem com a inveja de líderes estagnados.

 

5. Tenha uma pessoa incrível do seu lado

Algo que chama a atenção no filme logo de cara é o relacionamento que Ken Miles tem com sua esposa Mollie Miles: os dois tem uma química excelente e isso se reflete muito no lado profissional de Miles. Mesmo com toda a sua loucura e temperamento forte, Mollie está ali ao seu lado, apoiando e incentivando, até quando ele não acredita: ela está ali para mostrar que é possível, que pode dar certo, basta ele continuar.

E isso vale para nossa vida pessoal, profissional e para quem deseja empreender cerque-se de pessoas boas, tenha uma companheira (o) que coloque você para cima quando está para baixo e que te segure quando estiver indo longe demais ao ponto de não ter mais controle: faça dessa pessoa sua fonte de inspiração para continuar quando tudo parecer perdido.

— Por Ernesto Schlesinger

Siga a UNI.CO no LinkedIn para não perder mais nenhum artigo de Ernesto Schlesinger, sempre trazendo boas reflexões entre filmes e o mundo corporativo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp

Políticas de Privacidade

Para garantir sua satisfação, a UNI.CO criou uma Política de Privacidade, que esclarecemos abaixo. Qualquer dúvida, envie-nos um e-mail: avena@unicorc.com.br. A Política de Privacidade da UNI.CO foi criada para demonstrar o seu compromisso com a privacidade e segurança de informações coletadas dos usuários de serviços interativos oferecidos no site da UNI.CO.

1. Quais dados pessoais serão tratados pela UNI.CO?
A UNI.CO poderá coletar as informações inseridas ativamente por você, “usuário”, no momento do contato, através do preenchimento do formulário de contato, ainda, informações coletadas automaticamente ao utilizar os nossos serviços. Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (i) os fornecidos pelo próprio usuário e (ii) aqueles coletados automaticamente pela UNI.CO.

1.1. Dados Pessoais Fornecidos pelo Usuário
A UNI.CO coleta todos os dados pessoais inseridos ou encaminhados ativamente pelo usuário ao contatar em nosso site. São eles: nome completo, nome da empresa, e-mail, telefone e site. Independentemente de quais dados pessoais o usuário fornece ativamente à UNI.CO, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades a ele declaradas na coleta dos dados.

1.2. Dados coletados automaticamente pela UNI.CO
A UNI.CO coleta uma série de informações de modo automático no site de interação com o usuário, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, dentre outros. Para tal coleta, a UNI.CO fará uso de algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que são utilizadas com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nosso site, de acordo com os seus hábitos e preferências.

1.3. Com quais finalidades a UNI.CO tratará seus dados?
Os dados pessoais tratados pela UNI.CO têm como principais finalidades a possibilidade do usuário conhecer a oferta de produtos da UNI.CO e o fornecimento de informações via formulário de contato.

2. O que são e como a UNI.CO utiliza a tecnologia cookies?
Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita o website da UNI.CO. Geralmente, um cookie contém o nome do site que o originou, seu tempo de vida e um valor, que é gerado aleatoriamente.
A UNI.CO utiliza cookies para facilitar o uso e melhor adaptar seu website e aplicações aos interesses e necessidades de seus usuários, bem como para auxiliar e melhorar sua estrutura e seus conteúdos. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar suas atividades e experiências futuras em nossos serviços.
Por meio de cookies, o site armazena informações sobre as atividades do navegador, incluindo endereço IP e a página acessada. Esses registros de atividades (logs) serão utilizados apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados ou para a investigação de fraudes ou de alterações indevidas em seus sistemas e cadastros, não tendo como finalidade o fornecimento dos dados a terceiros sem autorização expressa do usuário.
Esses registros poderão compreender dados como o endereço de IP do usuário, as ações efetuadas no site, as páginas acessadas, as datas e horários de cada ação e de acesso a cada página do site, as informações sobre o dispositivo utilizado, versão de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos instalado.