O futuro do trabalho √© cada dia mais colorido ūüĆą

Fazer previs√Ķes sobre o futuro do trabalho √© algo relativamente complexo pois, como vimos na pr√°tica com a pandemia, tudo pode mudar de uma hora pra outra e fazer qualquer previs√£o cair por terra. No entanto, n√ļmeros atuais j√° nos levam a algumas conclus√Ķes:

  1. A geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) já representa 1/3 da população mundial e está iniciando sua entrada no mercado de trabalho;
  2. O U.S. Census Bureau indica que até o final deste ano 20% da força de trabalho dos Estados Unidos será de profissionais dessa geração e que em pouco tempo ela se tornará a força de trabalho majoritária (comportamento mundial);
  3. Se uma empresa quer se perpetuar ao longo dos próximos anos ela precisará continuamente contratar novos colaboradores, portanto, seu ambiente de trabalho precisa estar preparado para atrair e reter esses jovens talentos para garantir seu sucesso.

Diversos estudos já descrevem as palavras chaves que caracterizam o comportamento e expectativas dessa geração com relação ao mercado de trabalho:

  • Diversidade
  • Empatia
  • Prop√≥sito
  • Conectividade
  • Inova√ß√£o
  • Flu√™ncia Digital
  • Habilidades socioemocionais
  • Trabalho remoto
  • Agilidade
  • Humaniza√ß√£o
  • Qualidade de vida
  • Lideran√ßa Consciente
  • M√ļltiplas carreiras

Falando especialmente sobre o recorte de diversidade LGBTQIAP+, de acordo com uma pesquisa da Gallup, nos √ļltimos 8 anos houve um crescimento de 60% entre os americanos que n√£o se identificam como heterosexuais. Esses percentuais variam bastante entre as gera√ß√Ķes, confirmando que a gera√ß√£o Z √© muito mais aberta a falar sobre isso do que qualquer outra gera√ß√£o.

√Ä partir de dados como esse podemos concluir que as empresas estar√£o deixando milhares de candidatos qualificados fora de seus processos seletivos se n√£o praticarem ‚Äď e comunicarem – um compromisso com a diversidade e inclus√£o. Ou seja, se voc√™ precisar√° contratar profissionais da Gera√ß√£o Z, precisa de uma estrat√©gia de D&I e precisa come√ßar agora.

Analisando a minha evolu√ß√£o em conjunto com a transforma√ß√£o que o mercado de trabalho passou nos √ļltimos anos, √© incr√≠vel perceber o quanto viver essa diversidade me moldou como uma profissional melhor. No in√≠cio da minha carreira eu nem fazia id√©ia disso, mas hoje consigo afirmar que trabalhar em um lugar que apoia a diversidade mudou a rela√ß√£o comigo mesma, com meu chefe e pares, me ajudou a ganhar mais seguran√ßa, a ser mais feliz, a me tornar uma pessoa mais emp√°tica, que trabalha melhor em equipe e que se esfor√ßa para devolver em produtividade o senso de pertencimento que recebo ao trabalhar em um ambiente acolhedor que me permite ser que eu sou de verdade.

Se eu pudesse enviar uma carta √† Jaque de 2006, aquela menina interiorana, t√≠mida e reservada que iniciava seu primeiro est√°gio do curso de engenharia, diria a ela que apesar das diversas incertezas e ansiedades que giravam em torno do fato de ser mulher e da sua orienta√ß√£o sexual, muitas mudan√ßas e transforma√ß√Ķes aconteceriam, que o futuro do trabalho √© muito mais colorido ūüĆą e que apesar de ter sa√≠do de uma cidadezinha de 5 mil habitantes e de uma fam√≠lia extremamente cat√≥lica (que atualmente a apoia incondicionalmente), os desafios pelo quais ela passou e as batalhas que ela decidiu enfrentar a tornariam uma pessoa muito orgulhosa da sua trajet√≥ria, conquistas e representatividade como mulher l√©sbica.

Hoje posso dizer com total seguran√ßa que nunca mais cogitaria trabalhar em um ambiente que n√£o valoriza todas as dimens√Ķes de diversidade, que n√£o pensa em estrat√©gias para promover oportunidades de desenvolvimento iguais para as pessoas e que n√£o permite que todos prosperem.

Sei que falo √† partir de uma pequena bolha isolada e privilegiada e que infelizmente a grande parte das empresas ainda est√° distante dessa realidade que descrevo, que muitas delas ficam apenas no discurso e n√£o colocam em pr√°tica as a√ß√Ķes de diversidade e inclus√£o e que, pior ainda, algumas ainda nem se preocupam em mover o ponteiro da agulha nessa dire√ß√£o. Uma parte de mim ainda revive o que a Jaque de 2006 experienciava no mercado de trabalho, quando presencio minha namorada, nas reuni√Ķes por v√≠deo, n√£o se sentindo confort√°vel e segura ao explicar que a parede nova que surje atr√°s da sua tela √© da casa em que agora moramos juntas – algo que com certeza seria comunicado confortavelmente se ela estivesse em um relacionamento heterossexual.

√Č por isso que sinto t√£o forte a responsabilidade de continuar usando minha voz para conscientizar, educar, sensibilizar, inspirar e provocar mais empresas e pessoas a avan√ßarem nessa dire√ß√£o. Farei tudo que est√° ao meu alcance para n√£o ter que esperar mais 10 ou 15 anos para escrever uma carta √† Jaque de hoje contando que o futuro de outras pessoas e empresas tamb√©m est√° mais colorido.

Gera√ß√£o Z, aguardo ansiosamente para ver o resultado dessa press√£o positiva que voc√™s come√ßam a impor ao mercado de trabalho, exigindo que as empresas se preocupem cada vez mais em tra√ßar e implementar estrat√©gias de diversidade e inclus√£o de forma massiva ‚̧ԳŹ

– Jaqueline Mandelli

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp

Políticas de Privacidade

Para garantir sua satisfa√ß√£o, a UNI.CO criou uma Pol√≠tica de Privacidade, que esclarecemos abaixo. Qualquer d√ļvida, envie-nos um e-mail: avena@unicorc.com.br. A Pol√≠tica de Privacidade da UNI.CO foi criada para demonstrar o seu compromisso com a privacidade e seguran√ßa de informa√ß√Ķes coletadas dos usu√°rios de servi√ßos interativos oferecidos no site da UNI.CO.

1. Quais dados pessoais ser√£o tratados pela UNI.CO?
A UNI.CO poder√° coletar as informa√ß√Ķes inseridas ativamente por voc√™, ‚Äúusu√°rio‚ÄĚ, no momento do contato, atrav√©s do preenchimento do formul√°rio de contato, ainda, informa√ß√Ķes coletadas automaticamente ao utilizar os nossos servi√ßos. H√°, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (i) os fornecidos pelo pr√≥prio usu√°rio e (ii) aqueles coletados automaticamente pela UNI.CO.

1.1. Dados Pessoais Fornecidos pelo Usu√°rio
A UNI.CO coleta todos os dados pessoais inseridos ou encaminhados ativamente pelo usuário ao contatar em nosso site. São eles: nome completo, nome da empresa, e-mail, telefone e site. Independentemente de quais dados pessoais o usuário fornece ativamente à UNI.CO, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades a ele declaradas na coleta dos dados.

1.2. Dados coletados automaticamente pela UNI.CO
A UNI.CO coleta uma s√©rie de informa√ß√Ķes de modo autom√°tico no site de intera√ß√£o com o usu√°rio, tais como: caracter√≠sticas do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informa√ß√Ķes sobre cliques, p√°ginas acessadas, dentre outros. Para tal coleta, a UNI.CO far√° uso de algumas tecnologias padr√Ķes, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que s√£o utilizadas com o prop√≥sito de melhorar a sua experi√™ncia de navega√ß√£o em nosso site, de acordo com os seus h√°bitos e prefer√™ncias.

1.3. Com quais finalidades a UNI.CO tratar√° seus dados?
Os dados pessoais tratados pela UNI.CO t√™m como principais finalidades a possibilidade do usu√°rio conhecer a oferta de produtos da UNI.CO e o fornecimento de informa√ß√Ķes via formul√°rio de contato.

2. O que s√£o e como a UNI.CO utiliza a tecnologia cookies?
Cookies s√£o arquivos ou informa√ß√Ķes que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando voc√™ visita o website da UNI.CO. Geralmente, um cookie cont√©m o nome do site que o originou, seu tempo de vida e um valor, que √© gerado aleatoriamente.
A UNI.CO utiliza cookies para facilitar o uso e melhor adaptar seu website e aplica√ß√Ķes aos interesses e necessidades de seus usu√°rios, bem como para auxiliar e melhorar sua estrutura e seus conte√ļdos. Os cookies tamb√©m podem ser utilizados para acelerar suas atividades e experi√™ncias futuras em nossos servi√ßos.
Por meio de cookies, o site armazena informa√ß√Ķes sobre as atividades do navegador, incluindo endere√ßo IP e a p√°gina acessada. Esses registros de atividades (logs) ser√£o utilizados apenas para fins estat√≠sticos e de m√©tricas dos servi√ßos disponibilizados ou para a investiga√ß√£o de fraudes ou de altera√ß√Ķes indevidas em seus sistemas e cadastros, n√£o tendo como finalidade o fornecimento dos dados a terceiros sem autoriza√ß√£o expressa do usu√°rio.
Esses registros poder√£o compreender dados como o endere√ßo de IP do usu√°rio, as a√ß√Ķes efetuadas no site, as p√°ginas acessadas, as datas e hor√°rios de cada a√ß√£o e de acesso a cada p√°gina do site, as informa√ß√Ķes sobre o dispositivo utilizado, vers√£o de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos instalado.