O papel fundamental da Liderança Inclusiva

Recentemente fui convidada para participar de um webinar sobre liderança inclusiva e no primeiro momento hesitei, afinal atualmente não lidero pessoas nem faço parte do RH, área que tem o papel de desenvolver essas iniciativas dentro das empresas.


No entanto, dividiria o “palco” com Salim Khouri, Head de Talent e Diversidade da Ford, que daria uma aula sobre o tema, e eu assumiria o papel complementar de contar como a diversidade e inclusão é trabalhada dentro do LinkedIn. Como faço parte do grupo de diversidade LGBT e me esforço ao máximo para ser ativa nessas iniciativas, entendi que mesmo uma pequena contribuição da minha parte poderia servir de faísca para incentivar e provocar os líderes que estariam presentes. Foi um paralelo muito interessante até por juntarmos duas empresas de segmentos muito distintos, uma já centenária e a outra, que nasceu sendo digital. (É claro que, apesar da grande conscientização e esforços, no LinkedIn não temos a pretensão de nos posicionarmos como best-in-class no assunto, sabemos das nossas inúmeras oportunidades de melhoria, mas também já avançamos muito com relação à grande parte das empresas e portanto nos sentimos no dever de compartilhar o que já está dando certo).


Pensando em qual tema me aprofundar nesse artigo, lembrei das diversas mensagens de agradecimento que recebi após a participação no webinar e decidi escalar ainda mais o assunto, resumindo nesse texto os principais ensinamentos que absorvi naquele dia sobre como ser um líder inclusivo:

  • Lembre-se que sua empresa é um ecossistema relativamente pequeno e autônomo, com suas próprias regras e cultura, proporcionando aos líderes alto nível de controle sobre transformações e iniciativas à partir de uma intenção genuína à favor da diversidade e inclusão. Você pode não conseguir mudar o mundo, mas com certeza conseguirá fazer muita diferença na sua organização!
  • Entenda os ganhos que sua área/empresa terá ao compor um time diverso, só assim é possível garantir que se transforme uma intenção em ações práticas e efetivas:
    • Times diversos trazem mais criatividade e inovação ao negócio. Times compostos por pessoas que sempre tiveram as mesmas vivências ou passaram pelas mesmas empresas e faculdades pensam de forma muito parecida, o que não provoca tensão criativa, não oxigena as discussões;
    • Quando todos se sentem bem recebidos e ouvidos no time cria-se senso de pertencimento, gera-se um forte engajamento da equipe, o que consequentemente se traduz em melhor clima organizacional e redução do turnover;
    • Além disso, funcionários leais e comprados com a cultura da empresa espalham de forma genuína essa mensagem, o que melhora a imagem e reputação da empresa;
    • Sem contar nos ganhos financeiros já provados em vários estudos (material para um próximo artigo), que relacionam a diversidade nas equipes ao crescimento do EBITDA.
  • Saiba que todos temos viéses inconscientes e que eles nos afetam durante todas as interações com o outro. Na definição de neurologistas, vieses inconscientes são mecanismos do cérebro humano resultantes da formação e organização cerebral, baseadas tanto em nossas experiências e ambientes de vida quanto em uma herança ancestral e primitiva. Isso quer dizer que diariamente tomamos milhares de decisões e várias delas acontecem no piloto automático. Já foram listados quase 200 tipos de viéses inconscientes, dentre os que valem destacar nesse contexto estão:
    • Viés de afinidade: gostar mais daqueles que se parecem conosco, que dividem os mesmos gostos e opiniões. Lembre-se disso quando estiver inclinado a contratar alguém que “o seu santo bateu”, porque provalmente você está deixando de avaliar informações importantes e pode escolher errado!
    • Viés de percepção: legitimar um estereótipo sem base concreta em fatos, apenas a “crença pela crença”. Reflita se em algum momento você já não pensou algo parecido com esse exemplo: “Não temos no mercado profissionais com deficiência competentes e com boa formação.”
    • Viés de grupo: nossa tendência a seguir o comportamento do grupo e não desviar do padrão vigente ou grupo majoritário. Evite fazer discussões em grupo sobre a performance de candidatos em processo seletivo, é natural que um líder acabe influenciando e seguindo a opinião do outro.

E qual o resultado de não trazermos consciência para esses padrões? Escolher errado, perder excelentes talentos e limitar carreiras!

  • É extremamente importante que o líder inclusivo seja exemplo e se atente ao seu próprio discurso para garantir que não esteja replicando, mesmo sem intenção, falas machistas, racistas, lgbtfóbicas ou capacitistas.
  • E para concluir, as características fundamentais em líderes inclusivos são:
    • Comprometimento em ser consistente com sua conduta inclusiva, mesmo que isso tome mais tempo e energia do que o habitual
    • Coragem para se transformar, para desafiar o padrão dominante e dar continuidade ao seu propósito mesmo em tempos difíceis ou quando contrariado
    • Reconhecer seus viéses que atrapalham a jornada da diversidade, desde o momento da contratação, desenvolvimento e promoção dos seus liderados
    • Humildade, curiosidade e lifelong learning, para admitir que não sabe tudo, ter a mente aberta para estar em contínuo aprendizado e desconstruir padrões desfavoráveis ao seu desenvolvimento
    • Respeito e inteligência cultural para garantir que as diferenças sejam respeitadas e não apenas a cultura da maioria seja levada em consideração
    • Colaboração para estimular um verdadeiro espírito de equipe
    • Empatia, se fazer presente e ter escuta ativa nas interações com o time com o intuito de criar conexões genuínas com cada história de vida, sem julgamentos

Portanto, uma dica para dar o primeiro passo, na próxima vez que desenhar com seu RH o profissional que pretende contratar, não descreva aquele perfil que na sua visão é o ideal, pois ele provavelmente será mais uma cópia das pessoas que já compõem seu time ou até de você mesmo: estudou na universidade X, morou fora, trabalhou no empresa/segmento Y, fala 3 idiomas e por aí vaí. Se desafie a abrir mão de algum pré-requisito (que muitas vezes nem será utilizado na função – idioma é o maior exemplo disso), saia do piloto automático e se disponibilize a desenvolver alguns gaps, afinal esse é o seu papel como gestor. Com certeza isso permitirá que o RH te apresente uma shortlist mais diversa!


A jornada é longa, não queira resolver tudo de uma vez! Comece escolhendo uma ação de diversidade e trace uma meta. Sugestão: a equidade de gênero é a mais fácil de ser mensurada, comece por aí. Uma vez que essa meta foi atingida, defina sua nova prioridade e passe pra próxima.


Peça um feedback à sua equipe de qual está sendo o impacto positivo disso para a área, tenho certeza que você será um líder mais humano e acolhedor, com equipes de alto desempenho. A sua empresa e a humanidade agradecem!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp

Políticas de Privacidade

Para garantir sua satisfação, a UNI.CO criou uma Política de Privacidade, que esclarecemos abaixo. Qualquer dúvida, envie-nos um e-mail: avena@unicorc.com.br. A Política de Privacidade da UNI.CO foi criada para demonstrar o seu compromisso com a privacidade e segurança de informações coletadas dos usuários de serviços interativos oferecidos no site da UNI.CO.

1. Quais dados pessoais serão tratados pela UNI.CO?
A UNI.CO poderá coletar as informações inseridas ativamente por você, “usuário”, no momento do contato, através do preenchimento do formulário de contato, ainda, informações coletadas automaticamente ao utilizar os nossos serviços. Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (i) os fornecidos pelo próprio usuário e (ii) aqueles coletados automaticamente pela UNI.CO.

1.1. Dados Pessoais Fornecidos pelo Usuário
A UNI.CO coleta todos os dados pessoais inseridos ou encaminhados ativamente pelo usuário ao contatar em nosso site. São eles: nome completo, nome da empresa, e-mail, telefone e site. Independentemente de quais dados pessoais o usuário fornece ativamente à UNI.CO, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades a ele declaradas na coleta dos dados.

1.2. Dados coletados automaticamente pela UNI.CO
A UNI.CO coleta uma série de informações de modo automático no site de interação com o usuário, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, dentre outros. Para tal coleta, a UNI.CO fará uso de algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que são utilizadas com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nosso site, de acordo com os seus hábitos e preferências.

1.3. Com quais finalidades a UNI.CO tratará seus dados?
Os dados pessoais tratados pela UNI.CO têm como principais finalidades a possibilidade do usuário conhecer a oferta de produtos da UNI.CO e o fornecimento de informações via formulário de contato.

2. O que são e como a UNI.CO utiliza a tecnologia cookies?
Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita o website da UNI.CO. Geralmente, um cookie contém o nome do site que o originou, seu tempo de vida e um valor, que é gerado aleatoriamente.
A UNI.CO utiliza cookies para facilitar o uso e melhor adaptar seu website e aplicações aos interesses e necessidades de seus usuários, bem como para auxiliar e melhorar sua estrutura e seus conteúdos. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar suas atividades e experiências futuras em nossos serviços.
Por meio de cookies, o site armazena informações sobre as atividades do navegador, incluindo endereço IP e a página acessada. Esses registros de atividades (logs) serão utilizados apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados ou para a investigação de fraudes ou de alterações indevidas em seus sistemas e cadastros, não tendo como finalidade o fornecimento dos dados a terceiros sem autorização expressa do usuário.
Esses registros poderão compreender dados como o endereço de IP do usuário, as ações efetuadas no site, as páginas acessadas, as datas e horários de cada ação e de acesso a cada página do site, as informações sobre o dispositivo utilizado, versão de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos instalado.