Silvio Santos: mito dos negócios, lenda da comunicação

A série “O Rei da TV” nos transporta para a vida e trajetória de Silvio Santos, um dos mais consagrados e queridos ícones da televisão brasileira. Conhecido como um dos maiores empreendedores e comunicadores da história do país, Silvio Santos é um exemplo máximo de como transformar os limões que a vida nos oferece em uma deliciosa limonada suíça, identificando e investindo em uma boa oportunidade de negócios

Estou assistindo à série e os insights são muitos. No começo, reconheço que não tinha grandes expectativas, mas, sinceramente, a produção é muito mais inspiradora do que eu poderia imaginar.  

Antes de se tornar um dos nomes mais reconhecidos na televisão brasileira, Silvio Santos começou sua jornada como camelô. 

Em tenra idade, aos 14 anos, ele trabalhava nas ruas, vendendo capas para títulos de eleitor. Já nesse início ele mostra competências inerentes para o sucesso. Aprende com os erros, se comunica e cativa claramente com seu público, usa seu poder de influência e principalmente demonstra uma enorme resiliência. 

 

Oportunidade de negócios: empreendedorismo e resiliência mudaram o rumo da história

Na década de 1950, após ir para São Paulo tentar a vida, Silvio Santos assumiu o controle do Baú da Felicidade através de um amigo, o radialista Manoel da Nóbrega. 

O Baú da Felicidade era uma empresa “financeira” de venda de brinquedos e eletrodomésticos a prazo. Empresa praticamente falida nas mãos de um Radialista na época (Manuel da Nóbrega), Silvio, com seu senso empreendedor e resiliente viu uma enorme oportunidade de negócios, promovendo seu “turnaround”.

Em 1961, Silvio estreou seu programa de TV “Vamos Brincar de Forca”, promovendo o Baú da Felicidade. O negócio cresceu e passou a oferecer uma ampla variedade de produtos, incluindo carros e casas.

Pouco tempo depois, Silvio fundou a Baú Financeira no final dos anos 1960 para evitar a desvalorização do dinheiro das prestações. Nessa altura do campeonato, já estava bem rico e poderia ter terminado a vida como um empresário de sucesso do ramo financeiro. Mas ele queria mais.   

Na década de 70, ele venceu a concorrência pelo Canal 11 do Rio de Janeiro, estabelecendo a TVS, que mais tarde se tornou o SBT.

Com o investimento inicial de US$ 10 milhões, a TVS foi a base do sucesso do SBT. Silvio Santos expandiu seus negócios em áreas como construção, concessionárias e produção cinematográfica. Tudo isso em meio a inúmeras dificuldades, desafios, perrengues e contratempos. 

A determinação e a capacidade de transformar desafios em oportunidades permitiram a Silvio Santos construir um império televisivo e se tornar uma referência no mundo do entretenimento.

A história de Silvio Santos nos ensina a importância de nunca desistir diante das adversidades. É um exemplo de como é possível alcançar o sucesso mesmo quando enfrentamos obstáculos. 

 

Inspiração para líderes e gestores

Para além de uma inspiração para empreendedores que precisam identificar uma boa oportunidade de negócios, a jornada de Silvio Santos jornada inspira líderes a reconhecerem as oportunidades que surgem nas situações mais difíceis e a transformarem desafios em vitórias.

Também é uma aula sobre a importância de conhecer seu público. Nos mais variados empreendimentos, o empresário sabia o quê e para quem queria vender, e não tinha medo de sujar as mãos. Trata-se de um grande conhecedor das preferências das massas, que entendeu bem o tipo de mensagem que deveria ser direcionada para o público que pretendia atender.  

Ao olharmos para a trajetória de Silvio Santos, somos lembrados de que, independentemente de nossa posição na vida ou nas empresas em que atuamos, é fundamental encarar as dificuldades como oportunidades de crescimento e aprendizado. Mais ainda, ela ensina aos mais atentos a importância de ter um radar ativo para identificar oportunidades.  

Seja para uma oportunidade de negócios ou em nossa vida pessoal, devemos sempre buscar inspiração em líderes visionários como Silvio Santos, que nos ensinam a perseverar, inovar e transformar desafios em conquistas notáveis.

— Por Ernesto Schlesinger

Siga a UNI.CO no LinkedIn para não perder mais nenhum artigo de Ernesto Schlesinger, sempre trazendo boas reflexões entre filmes e o mundo corporativo.

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp

Políticas de Privacidade

Para garantir sua satisfação, a UNI.CO criou uma Política de Privacidade, que esclarecemos abaixo. Qualquer dúvida, envie-nos um e-mail: avena@unicorc.com.br. A Política de Privacidade da UNI.CO foi criada para demonstrar o seu compromisso com a privacidade e segurança de informações coletadas dos usuários de serviços interativos oferecidos no site da UNI.CO.

1. Quais dados pessoais serão tratados pela UNI.CO?
A UNI.CO poderá coletar as informações inseridas ativamente por você, “usuário”, no momento do contato, através do preenchimento do formulário de contato, ainda, informações coletadas automaticamente ao utilizar os nossos serviços. Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (i) os fornecidos pelo próprio usuário e (ii) aqueles coletados automaticamente pela UNI.CO.

1.1. Dados Pessoais Fornecidos pelo Usuário
A UNI.CO coleta todos os dados pessoais inseridos ou encaminhados ativamente pelo usuário ao contatar em nosso site. São eles: nome completo, nome da empresa, e-mail, telefone e site. Independentemente de quais dados pessoais o usuário fornece ativamente à UNI.CO, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades a ele declaradas na coleta dos dados.

1.2. Dados coletados automaticamente pela UNI.CO
A UNI.CO coleta uma série de informações de modo automático no site de interação com o usuário, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, dentre outros. Para tal coleta, a UNI.CO fará uso de algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que são utilizadas com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nosso site, de acordo com os seus hábitos e preferências.

1.3. Com quais finalidades a UNI.CO tratará seus dados?
Os dados pessoais tratados pela UNI.CO têm como principais finalidades a possibilidade do usuário conhecer a oferta de produtos da UNI.CO e o fornecimento de informações via formulário de contato.

2. O que são e como a UNI.CO utiliza a tecnologia cookies?
Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita o website da UNI.CO. Geralmente, um cookie contém o nome do site que o originou, seu tempo de vida e um valor, que é gerado aleatoriamente.
A UNI.CO utiliza cookies para facilitar o uso e melhor adaptar seu website e aplicações aos interesses e necessidades de seus usuários, bem como para auxiliar e melhorar sua estrutura e seus conteúdos. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar suas atividades e experiências futuras em nossos serviços.
Por meio de cookies, o site armazena informações sobre as atividades do navegador, incluindo endereço IP e a página acessada. Esses registros de atividades (logs) serão utilizados apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados ou para a investigação de fraudes ou de alterações indevidas em seus sistemas e cadastros, não tendo como finalidade o fornecimento dos dados a terceiros sem autorização expressa do usuário.
Esses registros poderão compreender dados como o endereço de IP do usuário, as ações efetuadas no site, as páginas acessadas, as datas e horários de cada ação e de acesso a cada página do site, as informações sobre o dispositivo utilizado, versão de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos instalado.